terça-feira, março 28, 2006

Paranapiacaba, 10 anos depois...



Muito melhor do que eu imaginava...
Para começar, a cidade está completamente mudada... Quando fui a primeira vez, estava tudo abandonado, com trens e ferros estragando ao ar livre, tudo parado, vazio, sem informações...
Desta vez, assim que chegamos já sentimos a mudança dos bons ventos e tempos. Fomos a um mirante de onde vimos a cidade de Cubatão. Existe um mirante em que é possível ver o mar, mas desta vez não fomos lá, por ser meio longe. Paranapiacaba, aliás, significa 'lugar de onde se avista o mar'.
Em seguida, tivemos uma prévia da organização da cidade e suas origens. Ao andar pelas ruas, conferimos uma vila viva, com pousadas, lanchonetes e algum comércio local. Conferimos um monte de ateliês de artesanato, jovens em estágio de ecoturismo, sinalização, prédios restaurados, a estação limpa. Isso tudo porque em 2003 "a Prefeitura de Santo André comprou a vila ferroviária e iniciou um trabalho efetivo para a preservação de seu patrimônio e para alavancar seu desenvolvimento social e econômico" (segundo o livrinho que ganhei lá). E trabalhou bem, pelo que pudemos conferir...
Mas agora vou falar da Trilha da Água Fria. Primeiro pegamos uma estradinha de terra até chegar na nascente. Adentramos no mato e pudemos conferir a beleza da mata atlântica de perto...
Água fria mesmo!! E um monte de borrachudos (um até me picou, apesar de eu ter usado repelente).
Alguma subida mais íngreme nos deu o gosto da aventura, e a lindíssima paisagem aquela sensação gostosa de estar em contato direto com a natureza. Vimos umas borboletas tão bonitas e tão diversas... Borboletas grandes e voadoras pela mata afora.
As pedras eram escorregadias, e tudo na verdade estava úmido: as folhas, os troncos, o chão... e teve até queda d'água no nosso passeio.
Tomamos o nosso lanchinho à sombra das árvores, ouvindo o rumor do riachinho e canto dos pássaros. Nada mal, hein?
E lembram que eu tinha comentado que na primeira vez encontrei um farmacêutico todo bem vestido, de gravata e tudo? Perguntei sobre ele para o guia turístico e fiquei sabendo que a farmácia (tradicional por sinal) funcionou até o ano passado. Seus donos se mudaram. Esse senhor era famoso pelo visto, porque outras pessoas já tinham ouvido falar sobre ele.
Foi interessante também saber das estórias de fantasmas da cidade. Uma delas é de um espírito ex-morador que habita o castelinho, onde há um museu e cuja foto está pendurada até hoje na parede. Outra é de uma dançarina que ainda sapateia no palco do clube. Outra é de um guarda noturno que foi assassinado nos anos 40. Ele passava nas casas, dando quatro batidinhas nos fundos (as casas são em geral de madeira) - o morador, para dizer que estava tudo bem, respondia com três. Por isso que hoje, se se ouvir as batidas, é melhor responder!
As neblinas que invadem a cidade contribuem para este clima fantasmagórico...
Voltei para casa toda suja de barro e cansada, mas valeu a pena, valeu muito a pena e estou louca para voltar para lá de novo, para descobrir outras trilhas tão lindas quanto a que eu vi neste fim de semana.
Quem quiser me acompanhar nas próximas aventuras, muito breve, é só entrar em contato comigo.
Ou se preferir se aventurar sozinho, confira as informações do guia 4 rodas: http://guia4rodas.abril.uol.com.br/roteiros/reportagens/fimdesemana/paranapiacaba.shtml#
Ao chegar em Paranapiacaba, basta se dirigir à central de turismo. Lá há vários monitores de plantão para informar e acompanhar grupos (a partir de 4 pessoas) para as diversas trilhas e arborismo, de leves, moderados e difíceis percursos.
É isso aí, meus amigos!!
Viva a vida! Viva a natureza!!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ro querida, sua descricao sobre paranapiacaba foi perfeita! consegui reviver nossos momentos do ultimo final de semana ! como e bom ter isso registrado, ne?
Alias, aproveito para te desejar um feliz aniversario, mas e claro que vou te ligar mais tarde ! hehehe!
Um beijo da sua companheira de aventuras ! rs

8:07 AM  
Anonymous Anônimo said...

Gostei muito do texto, esta bem explicado...e muito bom pra mim coloca no meu trabalho de escola..;xD

12:42 PM  

Postar um comentário

<< Home

Counter Stats
car insurance
car insurance Counter