quinta-feira, maio 11, 2006

São Paulo que amanhece trabalhando...

Pois é, fico sempre falando de outros lugares que gostei muito de estar ou que gostaria de estar. Chegou a vez de eu falar do lugar em que estou. Esta cidade em que moro já me proporcionou oportunidades incríveis, não posso reclamar. Mas sem dúvida esta cidade tanto nos dá quanto nos tira energia. Esta relação paradoxal e ambígua nunca vai acabar. A gente tem que se recarregar constantemente para continuar por aqui, que não é fácil. Afinal, são mais pessoas que toda Portugal que moram e passam por aqui todos os dias. Gente pra caramba. Trânsito pra caramba, fila pra caramba, movimento pra caramba, gente que não acaba mais. Norte, sul, leste, oeste, São Paulo é uma cidade que não termina nunca. Só termina quando começam os limites de outras cidades. Muita Riqueza e Muita Pobreza são vizinhas. Tudo é longe, tudo é cansativo. Pouco metrô. Transporte público de péssima qualidade. Muita cultura convive com a ignorância, muita fartura com a escassez, opostos que se atraem e se repelem o tempo todo. Uma metrópole, uma cidade que não pára 24hrs por dia. Qualquer coisa que você quiser comprar de dia ou de noite ou de fim de semana ou de feriado se encontra. Amigos que se falam todos os dias por e-mail e não se vêem há muitos anos. Vizinhos de porta que não se conhecem. Diversidade: gente do Brasil e do mundo inteiro a gente vê o tempo todo, na rua, na escola, no trabalho. Já conheci gente até da Índia. Religiões? Milhares. Milhares de templos. Prostíbulos? Milhares. São Paulo tem desfile de orgulho gay, tem passeatas de protesto, tem comícios políticos, tem shows megagrandes gratuitos, tem maratona. Prédios com um número de moradores de pequenas cidades, muitas vezes com um número até maior. Mansões que ocupam quarteirões, apartamentos de um quarto que é também sala, cozinha e lavanderia. Viadutos modernos e gente sem água potável. Nossa, falar de São Paulo cansa. Falar de São Paulo também não acaba nunca. Por isso vou mostrar algumas fotos: da av. Paulista (a gente sempre tem que começar por aqui...) e de minha faculdade (sou tão orgulhosa de ser uspiana!).






O MASP, Museu de Arte de São Paulo, fica na Av. Paulista, próximo ao parque Trianon. É um dos principais da cidade.





Esta foto mostra uma pequena parte da avenida... Em destaque vemos o prédio da Fiesp (de arquitetura na diagonal), onde são apresentadas peças teatrais e onde fica uma biblioteca (uma das poucas da cidade) que atende público de vários bairros.
Nesta avenida também há vários bancos nacionais e internacionais e escritórios de grandes empresas.



À noite a avenida realmente é muito bonita, não é só efeito de fotografia, não. Esta avenida funciona o tempo todo, com trânsito lento e bastante movimento 24hs.
O metrô começa a funcionar às 5 da manhã e fecha meia noite. Os ônibus, porém, rodam até mais tarde um pouco.

Esta avenida é local de principais festas da cidade, como o Ano Novo, a Copa e outras oportunidades. Montam-se telões de televisão e palcos, e costuma ficar LOTADA nestas ocasiões. É comum também nesta avenida vermos muitos ônibus fretados, que levam e trazem funcionários que moram longe. Mas não é a única avenida grande da cidade, outras como esta estão espalhadas por aí. Há avenidas até maiores e mais largas, com quatro pistas de carro em cada mão, tão ou mais movimentadas.



Esta foto é da faculdade que freqüento. USP - Universidade de São Paulo; FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. A foto não é das melhores. Fica na Cidade Universitária, região oeste, que reúne muitos outros prédios de faculdades de diferentes áreas.



Esta é a praça do Relógio, próxima à Reitoria, e fica bem na frente de minha faculdade, ainda dentro da Cidade Universitária. Reparem a cidade ao fundo... Para chegar à USP, é necessário atravessar a marginal do Rio Pinheiros. Eu moro do outro lado, bem no meio dos prédios que dá para serem avistados, hehehehe


http://www.pura.poli.usp.br/unidades.htm - Neste site tem mais algumas fotos da universidade.


Nesta foto dá para ver melhor a marginal Pinheiros. Dá para ver também uma parte do maravilhoso clube da USP e sua piscina lindíssima, que gosto tanto de ir no verão. Nestas últimas férias, aproveitei bastante. Mas agora com o tempo frio só tenho ido lá para fazer ginástica mesmo.




Bom, outros e outros dias e posts eu conto um pouco mais de minha cidade, adicionando mais fotos de outras regiões...


3 Comments:

Blogger Eu canto no chuveiro said...

Ai, Ro... eu fico babando de olhar pra essas fotos que vc põe aqui, viu... pelo menos dá pra viajar um pouquinho por dia!

2:12 PM  
Blogger sabugo said...

E lá vai um trecho da música : São Paulo - SP, da carioca: Fernanda abreu:
"(...)Na contramão da violencia
um amador cinegrafista tão singelo
só registra o que é paz,
o que é carinho,
o que é sincero,
o que é pacato,
o que é oasis
na cidade sitiada pela força negativa social.

Passando pelo Minhocão
atravessando o brega-runner de edificios paredão...

E a criança tá olhando o Tietê.
E a velhinha tá cantando na Paulista.
E o velhinho tá chorando no Anhangabaú.
E o mendigo tá dançando na Consolação.

No umbigo tropical
do atlas nacional
um santo desgarrado industrial
explode-implode
tudo que é cliche
no país do carnaval.


Sao Paulo- SP...

A tua periferia aperta o cinto da respiração social
Sao Paulo tem pra todo mundo mas não tem pra ninguem

Toda Noite
Todo Dia
Toda Noite
Algum Namoro
Algum Trabalho
Alguma Festa
Desafia esse colapso feroz em SP mandando ver
Colapso feroz em SP mandando ver

Misturação de qualquer tribo
Misturada no Prazer de Outra Gangue
Misturada no Prazer de Outra Turma
Misturada no Prazer de Todo Gueto
Migração misturação em SP
Sangue, Amor e Poder (...)"

Beijos paulistanos ;)

9:05 AM  
Blogger cris said...

oi de novo...Tava aki viajando no mundo da internet, e lembrei-me de ti :) E curiosamente, esta semana falou-se do Brasil numa aula minha na minha xcola...Falou-se da desigualdade, em k unx eram mto rikos e otrox mto pobre...E até dei a minha opinião, do kuanto ixo era injustu, mas é a realidad, nguém pode mudar ixo, né? Gostei dest teu post ond fala da tua cidad, bem grand...Gostava de aí ir!Mas com uns pais atarefados de trabalho e uns merox 15anos ñ dá nem pa ir a Lisboa...Por ixo sentada em frente ao computador, vo viajando :) bem...Continua a postar, tá impecável..Vo ler mais unx posts...beijo**

2:40 PM  

Postar um comentário

<< Home

Counter Stats
car insurance
car insurance Counter